Por:Nathália Machado
Dicas
fev 2018
Nem sempre lavamos o que sujamos no dia a dia. Se falamos sobre a frequência da lavagem de lençóis e cobertores ela se dá por fatores que vão além de sujeiras como as peças que vestimos.
As roupas de cama e banho estão propensas a muitos micro-organismos, como: ácaros, bactérias, pele morta, pelos, sujeira, poeira, secreções secas (como suor e saliva), insetos minúsculos, maquiagem, pólen, fungos e caspa. E são por essas coisas, quase sempre invisíveis que precisamos manter a lavagem dos lençóis e cobertores em dia.
Bem, no caso dos lençóis a troca deve ser feita 1 vez por semana e em caso de a pessoa que o usa estar doente, essa mudança deve acontecer de 2 a 3 vezes por semana.
Os cobertores devem ser lavados de 1 a 2 vezes por ano, porém, é preciso se atentar a algumas questões: algumas regiões do país são mais úmidas e isso, muitas vezes pode trazer fungos para as cobertas, nesse caso a frequência precisa ser maior.
O importante é que sempre que acabar o inverno, os cobertores sejam lavados e embalados de maneira que estejam protegidos dos micro-organismos até os próximos dias frios.
Uma boa alternativa para manter o dormitório arejado é abrir as janelas pela manhã para deixar o ar circular e se possível o sol bater. Pendurar os cobertores no sol é uma boa alternativa a ser feita também, um curto período a cada mês pode ser o suficiente no caso dos cobertores usados diariamente.
O trabalho para lavar lençóis e cobertores é maior devido ao seu tamanho, cores e tecidos, o melhor é que essa lavagem seja feita numa lavanderia. Sendo essa a sua opção, a Dia a Dia Lavanderia pode fazer isso por você.